quinta-feira, 28 de maio de 2009

Carga protética imediata ou precoce sobre implante





InfoPrótese comenta:

O inicio da reabilitação protética imediatamente após a cirurgia de instalação dos implantes é chamada de carga imediata. Apresenta como vantagens um menor número de intervenções cirúrgicas, redução do tempo de tratamento e maior satisfação do paciente. Sua indicação é bastante criteriosa, necessitando análise da qualidade do tecido ósseo, das propriedades macroscópicas e microscópicas dos implantes, distribuição e quantidade dos implantes. O trauma cirúrgico deve ser o menor possível, os implantes devem ter posicionamento adequado e estabilidade primária elevada. Os implantes devem ser conectados por estruturas metálicas rígidas a fim de minimizar a movimentação dos mesmos e no caso de utilização de implante unitário, a retenção da prótese através de parafuso deve ser utilizada sempre que possível. As principais causas de insucesso são planejamento e técnica cirúrgica inadequados, colocação em função prematuramente, carga da prótese provisória, contaminação pós-operatória, estresse, debilidade sistêmica do paciente e pobre qualidade óssea. O protocolo de implante com carga imediata apresenta evidências científicas que justifiquem a sua utilização, no entanto este procedimento não deve ser considerado como substituto da técnica convencional, mas sim como uma alternativa de tratamento para aqueles casos em que os seus princípios estão bem indicados. A decisão de realizar o protocolo da carga imediata deverá ser tomada durante o ato cirúrgico e está diretamente relacionado com o travamento do implante, podendo ser um substituto da técnica de dois estágios distintos, desde que, como em tudo na vida, façamos uso do bom senso.




Referência:

KAYATT FE; KAYATT DL; GARCIA JUNIOR IR in:
Link para leitura do artigo completo:


Os artigos comentados no InfoPrótese são de revistas que seguem a política de Acesso Livre, permitindo a qualquer usuário a leitura sem infringir as leis de copyright©

7 comentários:

Laís disse...

Olá Pessoal !

Os posts estão bem interessantes! Vocês estão de parabéns!!

Abraços

Laís

Unknown disse...

oi galera!
acho interessante ressaltar que o cirurgião nunca deve prometer para o paciente carga imediata, pois tem sempre o lado emocional envolvido. Caso o implante trave a 35N/cm, aí sim, podemos avisá-lo e instalar a prótese sobre o implante.
valeu!!!

Flávio disse...

Muito bom o artigo!
parabéns

Roberta disse...

Acho que o mais importante durante as reabilitações com implantes é realizar um bom planejamento cirúgico/protético. Pois sem este, mesmo que existam condições após a cirurgia para realizar a carga imediata o profissional não conseguirá realizá-la.

Maurício Simões disse...

Olá pessoal do Blog INFOPROTESE!

Sou dentista recém formado e gostaria de saber o valor de travamento do implante para que se possa fazer a carga imediata!

Obrigada!

Luis Antônio disse...

oi galera....
esse negócio de carga imediata é muito legal!!!, mas temos que saber indicar e planejar... se não, condena o implante e a nossa imagem!
Parabéns pelo blog!

geraldo disse...

do que vcs estao falando?