segunda-feira, 1 de junho de 2009

Desinfecção e Esterilização de Materiais de Moldagens

Com a propagação da AIDS, pesquisadores e clínicos têm se preocupado mais com desinfecção e esterilização, tanto de instrumentais quanto de materiais. Em função disto, há necessidade de se prevenir a contaminação cruzada, tanto em consultórios como em laboratórios. A mesma importância deve ser dada para a prevenção de outras doenças como a Tuberculose quanto a Hepatite B (HBV), sendo a última mais transmissível, especialmente por estar presente na saliva e em alta concentração no sangue. De acordo com as considerações da A.D.A (1992), a distinção entre esterilização e desinfecção é a seguinte:
- Esterilização é um processo em que toda as formas de microorganismos, incluindo vírus, bactérias, fungos e esporos, são completamente destruídos. É utilizada para garantir o uso seguro de instrumentais em procedimentos invasivos.
- Desinfecção é um processo menos letal que a esterilização, eliminando praticamente todos os microorganismos patogênicos reconhecidos, mas não necessariamente todas as formas microbianas (esporos), sendo indicada para submeter artigos e superfícies, quando estes forem de uso em múltiplos pacientes.

Todo instrumental utilizado em pacientes deve ser submetido à descontaminação (desinfecção ou esterilização), lavagem com desencrostante, enxágüe e esterilização ou desinfecção posterior.


O procedimento indicado para desinfecção de instrumentais é a imersão por 30 minutos em:
- Solução de Hipoclorito de Sódio a 1% ou

- Solução Álcool Etílico a 70% ou- Solução de Glutaraldeído a 2% ou

- Água em ebulição por 15 min, depois lavar, remover resíduos, secar e esterilizar.


Já a esterilização pode ser feita através de:
- Estufa

- Autoclave

- Agentes Químicos

Um comentário:

Anônimo disse...

pois é....