sábado, 23 de maio de 2009

PRÓTESE TOTAL SOBRE IMPLANTE: Técnicas contemporâneas e satisfação do paciente




InfoPrótese comenta:


As próteses totais (PTs) sobre implantes são realidade na reabilitação de pacientes desdentados totais, constituindo-se uma alternativa de tratamento que promove retenção e estabilidade, haja visto que a cavidade oral desses pacientes pode apresentar uma área basal reduzida, extensa reabsorção alveolar, musculatura paraprotética exercendo forças sobre suas PTs.

O tratamento com implantes osseointegrados nos permitem três opções para o edentulismo total: Sobredentaduras (Overdentures), Protocolo e Próteses totais fixas sobre implantes. Em resumo, as overdentures são próteses totais convencionais com um sistema de retenção sobre implantes, e podem ser removidas para higiene; já as prótese do tipo protocolo e as próteses totais fixas, são similares às fixas convencionais, e não podendo ser removida para higiene.

Todos os tipos de PT sobre implante fornecem ao paciente uma melhora no desempenho mastigatório, fonético e aspectos psicossociais. Mas apesar dos benefícios possíveis de serem conquistados para o paciente, o tratamento deve ser bem planejado, levando em consideração todos os requisitos biomecânicos para instalação de implantes. Deve estar ciente que as Próteses Totais sobre implantes também são passíveis de falhas mecânicas e biológicas como afrouxamento do parafuso, fratura dos componentes, falta de espaço para higienização, dentre outras.

No referido artigo, é interessante ressaltar a preocupação dos autores com os fatores que promovem satisfação do paciente em relação a estes tipos de próteses, comentando a necessidade psicológica de sentir que a prótese faz parte do corpo, dando às próteses totais fixas uma vantagem sobre as overdentures. Apesar dessa observação, os três tipos de próteses totais sobre implantes promovem uma melhor qualidade de vida quando comparadas as próteses totais convencionais.



Referência:

NOVAES LCGF e SEIXAS ZA, in:


Link para leitura do artigo completo:
http://www.ufpe.br/ijd/index.php/exemplo/article/viewArticle/90

Os artigos comentados no InfoPrótese são de revistas que seguem a política de Acesso Livre, permitindo a qualquer usuário a leitura sem infringir as leis de copyright©


Participe da nossa enquete!

4 comentários:

Unknown disse...

As próteses sobre implantes são realmente: "Fantásticas!".Quando bem indicadas e realizadas com todo o protocolo já descrito na literatura pode-se obter excelentes resultados funcionais e estéticos. Devolvem ao paciente confiança em sorrir e mastigar, com sua ótima retenção e estabilidade, sem esquecer do ganho em força de mordida, que chega a ser quase 100% maior do que nas Prot. Totais, e a eficiência mastigatória maior em 20%!!.
Não devemos esquecer do controle que nós devemos ter sobre esses pacientes, o risco de pri-implantite é evidente, pacientes que perderam todos os dentes em geral não perderam ao acaso, geralmente tinham péssimos hábitos de higiene ou sofreram uma parte da era da odontologia multiladora.

Pois é! A Odontologia no rumo certo! Proteses implatoretidas ou implantosuportadas tem mostrado um ótimo prognóstico, resta aos dentistas e pesquisadores continuarem as pesquisas e assim corrigirmos o que estiver errado, e continuar acertando para podermos oferecer um melhor tratamento e qualidade de vida aos nossos pacientes.

Valeuu

Isabela disse...

Concordo com o Luiz!!A Reabilitação Oral com o uso de implantes parece ser um presente/futuro do qual não podemos fugir. Queria ressaltar que as PTs inferiores são especialmente beneficiadas com o uso de um sistema de retenção por implantes, pois estas próteses são por muitas vezes instáveis e tornam difícil a adaptação do paciente.

Unknown disse...

Com certeza o aspecto psicológio é muito importante quando falamos de prótese total. Ensinar ao paciente técnicas de higienização e motivá-los para tal, tb se faz necessário, pois a saúde bucal destes pacientes já é deficiente. Assim, faz parte do tratamento manter a higienização dos implantes (pilares) e é dever do paciente fazê-lo.

Flávio disse...

Existe um limite de idade para indicarmos a cirurgia de implantes pra colocar a PT?