quarta-feira, 27 de maio de 2009

Há relação entre a presença de desgastes dentários e a presença de recessões gengivais‽

InfoPrótese comenta:

A presença comum de recessões gengivais e facetas de desgaste na população é de particular interesse aos cirurgiões-dentistas por se tratarem de alterações bucais de intensa procura por tratamento, por parte dos pacientes, na clínica diária. Sendo assim, é interessante notar que, com certa freqüência, pode-se observar a presença associada de ambas as lesões, no mesmo dente, porém poucos são os indícios, na literatura, de formas de tratamento que procuram solucionar uma delas, no caso, as facetas de desgaste, em detrimento da melhoria da outra, ou seja, das recessões gengivais.

Nesse contexto, o trauma de oclusão vem sendo observado, há algum tempo, como um possível fator causal na presença de mobilidade em dentes que recebem grande carga oclusal. Entretanto, as pesquisas ainda não conseguiram verificar, com exatidão, a correlação entre a presença das facetas de desgaste e as recessões gengivais.

Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura, baseada nos conceitos científicos modernos, procurando esclarecer o possível relacionamento entre a presença de facetas de desgaste e a presença de recessão gengival, assim como os possíveis causadores desse relacionamento.



Referência:

LOPES, F.A.M.; ARAÚJO, C.R.P.; CONTI, P.C.R.; TOMASI, C. in:


Link para leitura do artigo completo:

http://revistas.unipar.br/saude/article/viewFile/198/172


Os artigos comentados no InfoPrótese são de revistas que seguem a política de Acesso Livre, permitindo a qualquer usuário a leitura sem infringir as leis de copyright©

6 comentários:

Maria Luiza disse...

Essa questão é realmente bastante controvertida, pois o fator bacteriano parece ser peça chave no aparecimento de recessões gengivais. Será que o trauma oclusal sozinho é suficiente para causar recessão?

Unknown disse...

Oi Maria Luiza!
pelo que eu já estudei sobre o assunto, o trauma oclusal sozinho pode sim ser suficiente para causa recessão gengival. Qdo temos forças oclusais fora do longo eixo dos dentes e em demasia, este pode ser o causador de lesões como as abfrações, na qual temos o desgate dentário na região cervical dos dentes e recessão gengival.
Espero ter contribuido na discussão do assunto...
valeu!!

Felipe disse...

Olá pessoal!
Sou leigo no assunto, mais achei muito interessante esta relação entre desgaste do dente e recessão gengival.

Parabéns a todos.
Bons Estudos

Nina disse...

Nossa, exitem mais mistérios entre a presença de desgastes dentários e a presença de recessões gengivais do que sonha nossa vã fisiologia!
Abraços,
boas pesquisas.
Nina.

Celília Bastos disse...

Maria Luiza! Eu acho que o fator "quantidade de ceratina e largura e espessura de gengiva inserida também contribui muito para isso, pelo menos é isso o que vejo com os pacientes do consultório!!

Abraços a todos do blog! Muito interessante a iniciativa!

Luis Antônio disse...

oie...
concordo com a Cecília Bastos...
acredito nessa relação quantidade espessura e largura da gengiva e tb com a qdade de força aplicada sobre o dente.....

sucesso a todos!