segunda-feira, 25 de maio de 2009

Exame da ATM em Pacientes Ortodônticos

InfoPrótese comenta:


A possível associação entre a realização de tratamentos ortodônticos e a ocorrência de desordens temporomandibulares é um tópico de grande interesse na literatura odontológica. No entanto, a real associação entre a terapia ortodôntica e a etiologia das DTMs continua incerta. Sobre uma perspectiva clínica, um exame minucioso do paciente é sempre necessário para diagnosticar possíveis sinais e sintomas de DTMs antes do início da ortodontia. Atenção também deve ser dada ao planejamento, evolução e finalização de casos ortodônticos, especialmente quando o paciente apresenta história de DTM. O clínico deve sempre eliminar a dor e a disfunção antes do início da terapia ortodôntica. Incoordenação muscular, instabilidades na relação disco-côndilo e alterações ósseas são usualmente condições que podem interferir com a relação oclusal. Estas afirmações pertecem a um artigo de CONTI et al (2007), publicado no J Appl Oral Sci e disponível no Scielo. O artigo tem o intuito de revisar estes tópicos e apresentar um guia clínico para o exame do paciente ortodôntico, considerando aspectos de dor facial e disfunção.



Referência:


CONTI AC de CF, OLTRAMARI PVP, NAVARRO R de L, ALMEIDA MR in:

Link para leitura do artigo completo:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1678-77572007000100016&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Os artigos comentados no InfoPrótese são de revistas que seguem a política de Acesso Livre, permitindo a qualquer usuário a leitura sem infringir as leis de copyright©


9 comentários:

Unknown disse...

Olá pessoal!
Muito interessante esse artigo.
Muito importante, como dito acima, que temos sempre que lembrar que em primeiro lugar, temos que tratar a dor e disfunção do paciente antes de começar o tratamento ortodôntico!

Anônimo disse...

Concordo com o comentário anterior e gostaria de ressaltar a importância da anamnese em relação a DTM antes de iniciar a ortodontia.

Juliana disse...

Depois de diagnosticado o caso e a placa ser opção de tratamento,em pacientes ortodônticos a placa oclusal poderá ser usada? Alguém sabe explicar como seria?
Obrigada desde já.

Os_Reabilitadores disse...

Olá Juliana!
A resposta da sua pergunta é que o paciente que faz uso de aparelho ortodôntico fixo não pode usar placa porque é inviável sua confecção. O ideal era o paciente interromper o tratamento e tratar a DTM. Se o caso for agudo, tentar fazer uma placa de silicone para ser usada por alguns pouco dias!

Ok?

Eloisa disse...

Olá pessoal!Gostaria de acrescentar que as próprias forças aplicadas durante o tratamento ortodôntico provocam alterações nos mecanismos proprioceptores, por isso o paciente pode apresentar melhora no quadro de DTM quando estiver realizando a orto. Porém isso não significa que a orto é tratamento para DTM, por isso deve-se avaliar bem o caso! O que vocês acham? Espero ter contribuido para discussão!

Unknown disse...

oi pessoal!
nossa muito legal esse assunto!!! O que achei mais interessante é alertar o paciente de que a ortodontia não é a solução corrigir a disfunção temporo mandibular. Isto pode nos precaver de seremos alvos de ações judiciais posteriores..
valeu!!!

Isabela disse...

eu uso aparelho ortodôntico e tenho estalidos, isso siginifica que já tinha DTM antes do tratamento?

Flavio disse...

Pode haver algum prejuízo da ATM com a ortodontia?

Luis Antônio disse...

oi Isabela!
Acredito que não podemos afirmar que a ortodontia interfira na posição do disco articular... mas, esse assunto gera várias controvérsias.....
valeu!