InfoPrótese comenta:
KAYATT FE; KAYATT DL; GARCIA JUNIOR IR in:
InfoPrótese comenta:
in:
Link para leitura do artigo completo:
Os artigos comentados no InfoPrótese são de revistas que seguem a política de Acesso Livre, permitindo a qualquer usuário a leitura sem infringir as leis de copyright©
A presença comum de recessões gengivais e facetas de desgaste na população é de particular interesse aos cirurgiões-dentistas por se tratarem de alterações bucais de intensa procura por tratamento, por parte dos pacientes, na clínica diária. Sendo assim, é interessante notar que, com certa freqüência, pode-se observar a presença associada de ambas as lesões, no mesmo dente, porém poucos são os indícios, na literatura, de formas de tratamento que procuram solucionar uma delas, no caso, as facetas de desgaste, em detrimento da melhoria da outra, ou seja, das recessões gengivais.
Nesse contexto, o trauma de oclusão vem sendo observado, há algum tempo, como um possível fator causal na presença de mobilidade em dentes que recebem grande carga oclusal. Entretanto, as pesquisas ainda não conseguiram verificar, com exatidão, a correlação entre a presença das facetas de desgaste e as recessões gengivais.
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura, baseada nos conceitos científicos modernos, procurando esclarecer o possível relacionamento entre a presença de facetas de desgaste e a presença de recessão gengival, assim como os possíveis causadores desse relacionamento.
LOPES, F.A.M.; ARAÚJO, C.R.P.; CONTI, P.C.R.; TOMASI, C. in:
Link para leitura do artigo completo:
http://revistas.unipar.br/saude/article/viewFile/198/172
CONTI AC de CF, OLTRAMARI PVP, NAVARRO R de L, ALMEIDA MR in:
Link para leitura do artigo completo:
Os artigos comentados no InfoPrótese são de revistas que seguem a política de Acesso Livre, permitindo a qualquer usuário a leitura sem infringir as leis de copyright©
O tratamento com implantes osseointegrados nos permitem três opções para o edentulismo total: Sobredentaduras (Overdentures), Protocolo e Próteses totais fixas sobre implantes. Em resumo, as overdentures são próteses totais convencionais com um sistema de retenção sobre implantes, e podem ser removidas para higiene; já as prótese do tipo protocolo e as próteses totais fixas, são similares às fixas convencionais, e não podendo ser removida para higiene.
Todos os tipos de PT sobre implante fornecem ao paciente uma melhora no desempenho mastigatório, fonético e aspectos psicossociais. Mas apesar dos benefícios possíveis de serem conquistados para o paciente, o tratamento deve ser bem planejado, levando em consideração todos os requisitos biomecânicos para instalação de implantes. Deve estar ciente que as Próteses Totais sobre implantes também são passíveis de falhas mecânicas e biológicas como afrouxamento do parafuso, fratura dos componentes, falta de espaço para higienização, dentre outras.
No referido artigo, é interessante ressaltar a preocupação dos autores com os fatores que promovem satisfação do paciente em relação a estes tipos de próteses, comentando a necessidade psicológica de sentir que a prótese faz parte do corpo, dando às próteses totais fixas uma vantagem sobre as overdentures. Apesar dessa observação, os três tipos de próteses totais sobre implantes promovem uma melhor qualidade de vida quando comparadas as próteses totais convencionais.